Pular para o conteúdo

Desembargador de SP nega pedido para afastar Capez do mandato

16/01/201818h08O desembargador Sérgio Rui, do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou na tarde desta terça (16) o pedido do Ministério Público paulista para suspender o mandato do deputado estadual Fernando Capez (PSDB), acusado de no caso da “máfia da merenda”.
Para o magistrado, o escândalo veio à tona há quase dois anos, em janeiro de 2016, e “somente agora pretende-se admitir que a periculosidade do acusado, que permanecia em estado latente, rendeu consequências apocalípticas”.
Nesta segunda (15), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Gianpaolo Smanio, que conduziu as investigações, apresentou denúncia ao Tribunal de Justiça, acusando Capez de ter desviado recursos de suco de laranja para a merenda escolar em 2014. Ao mesmo tempo, Smanio pediu a suspensão do mandato de Capez e suas funções como procurador de Justiça –além de deputado, o tucano é membro do Ministério Público estadual.
“Conferir a uma penada –em decisão monocrática–, na gênese de expediente cuja denúncia sequer fez jus à mensuração de seus predicados, a suspensão do exercício do mandato é encetar a apologia do desvalor da vontade do povo, que, nas eleições de 2014, sufragou o acusado, com 306.268 votos, para colocá-lo em primeiro lugar na disputa do cargo de deputado estadual”, escreveu Rui, relator do caso da merenda no tribunal.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: