15/01/201809h45O ritmo de expansão da atividade econômica brasileira acelerou em novembro, marcando o terceiro mês seguido de expansão dando prosseguimento à recuperação gradual do país.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 0,49% em novembro na comparação com o mês anterior, segundo dado dessazonalizado divulgado nesta segunda-feira (15).
Em outubro, o indicador teve crescimento de 0,37%, em número revisado pelo BC depois de divulgar anteriormente alta de 0,29%.
O resultado de novembro ficou em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters junto a economistas de avanço de 0,50%.
A alta no mês é reflexo de resultados positivos em diferentes setores da economia. A produção industrial , no terceiro mês seguido de crescimento, em meio à demanda de fim de ano.
Já as vendas varejistas registraram o melhor resultado para o mês em seis anos ao ante o mês anterior, com o impulso da Black Friday e das festas de fim de ano.
O setor de serviços, por sua vez, surpreendeu e interrompeu quatro meses seguidos de queda ao , acima do esperado.
Em relação a novembro de 2016, o IBC-Br, que incorpora projeções para a produção nos setores de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos, subiu 2,85%, enquanto que, no acumulado em 12 meses, houve alta de 0,73%, em dados dessazonalizados.